Saiba tudo sobre Saint Patrick’s Day! - Clube do Inglês

Saiba tudo sobre Saint Patrick’s Day!

0 comment
  • O que é este feriado?
  • Não é Irlandês? Então o que os Estados Unidos tem a ver?
  • Por que se comemora?
  • Por que as pessoas usam verde neste dia?
  • Como se comemora?

Estas são algumas das mais variadas perguntas em torno de uma data muito comemorada em alguns países. Neste post de hoje quero ajudá-los a enteder o que é o Saint Patricks de uma forma bem objetiva, além de compartilhar, claro, todos os detalhes deste evento em Chicago, uma das maiores comemorações do mundo, onde tive o prazer e a honra de ver tudo de pertinho.

Mas quem foi Saint Patrick?

Só para deixar claro, o nome dele na realidade era Maewyn Succat, mas ele mudou para Patrick, logo que virou padre (Ainda bem né, porque já pensou desejar Happy Maewyn’s Day hoje em dia? Hehe). Bom, Patrick nasceu na Grã-Bretanha e depois de ter sido sequestrado, levado para a Irlanda e escravizado, fugiu para um mosteiro, onde descobriu sua real vocação: converter os pagãos na Irlanda para o Cristianismo. Ele foi o grande responsável não só por levar a religião católica para os Irlandeses, mas por também catequizá-los de uma forma bem criativa: usou o trevo (Shamrock) que já existia e adaptou ao Cristianismo, para explicar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e com seu jeitinho, conseguiu mudar totalmente a crença deles. Muitos tentaram prendê-lo, mas com suas técnicas e feitos de bruxaria, ele sempre escapava. Curiosidades à parte, uma figura muito parecida com Saint Patrick é Gandalf do Senhor dos Anéis. Esta é uma imagem real dele.

Por que dia 17 de Março?

Teoricamente, esta foi a data que Saint Patrick morreu (no ano de 461).

Mas se é um dia religioso, qual é a relação de toda essa farra que acontece hoje? O bem da verdade é que, apesar de muitos irlandeses ainda manterem a tradição de nesta data, irem até uma igreja e rezar pelos missionários de todo o mundo, temos que concordar que desde o ano de 461 muita coisa mudou não é? Costumes, hábitos, modos… e ainda assim é um dia que perdura até hoje!

Mas por que se usa verde, bebe verde, come verde… tudo é verde?

A Irlanda é também chamada de Ilha Verde ou Ilha de Esmeralda por conta de sua vegetação verde clara. O verde também faz parte da bandeira da Irlanda. Outro ponto que ajuda a fortalecer o uso desta cor é o trevo que Saint Patrick usou para catequizar os Irlandeses. Got it?

Mas e os desfiles de Saint Patrick? O que tem a ver?

Mesmo após a morte de Saint Patrick, os irlandeses comemoravam sempre esta data com muito orgulho ao lembrar de quem os catequizou. O ponto é que, no século XIX, a Irlanda atravessou um período muito difícil chamado de “A Grande Fome” e muitos fugiram e cruzavam os mares em pequenos veleiros, para diversos países e levavam consigo, toda a cultura, fé e símbolos associados ao seu país. Nos Estados Unidos mais especificamente falando, quando chegava o dia de Saint Patrick, os irlandeses saíam nas ruas para comemorar, o que gerou um certo preconceito da população local, protestante em sua maioria e, de origem inglesa. Com o objetivo de fortalecer esta cultura, os irlandeses passaram a organizar as paradas nesta data, conquistando, portanto, o que eles mais almejavam: espaço na vida e na política dos Estados Unidos. O mais engraçado é que a maior parada do mundo realmente é nos EUA, sendo em Nova Iorque. Outras regiões, como em Chicago, Boston e Los Angeles também comemoram e desfiles.

E o Saint Patricks no Brasil? Tem?

Nhé… ou seja, mais ou menos! Muitos irlandeses vão para os pubs, vestem uma peça de roupa verde, mas nada comparado a outros países com uma influencia irlandesa maior.

Lendas e Símbolos

Shamrock: Apesar de muito conhecida por ter sido usado pelo Saint Patrick para catequizar os irlandeses, o trevo também era uma planta muito sagrada para os Celtas pois ela representava o início da primavera. Além disso, também foi usada pelo povo e pelos soldados como símbolo de orgulho de suas origens por conta do domínio inglês.

Leprechaun: Faz parte da lenda celta que contava com muitos gnomos, fadas, bruxas, homenzinhos com poderes mágicos, etc. Leprechaun eram gnomos responsáveis por consertarem os sapatos das fadas. Atualmente ele é mais reconhecido como o gnominho que fica cuidando do seu pote de ouro, no final do arco-íris e ouse tentar tirá-lo dele – o bichinho é traiçoeiro! E o que isso tem a ver com o Saint Patrick’s Day? Nada! A Walt Disney em 1959 lançou um filme chamado “Darby O’Gill & the little people” que trazia um duende super amigável e que logo foi assimilado não só aos irlandeses, mas ao evento em questão.

Celtic Cross: Saint Patrick tirou mais esta da manga: juntou a Cruz Solar (um símbolo bem forte na Irlanda) com a cruz cristã e a nomeou de Cruz Celta (ou Céltica). Smart guy!

Curiosidades

  • Saint Patrick realmente existiu. Isso não é uma lenda.
  • Saint Patrick’s Day é o dia dedicado ao santo mais celebrado do planeta!
  • Os donos dos pubs irlandeses ao redor do mundo costumam usar um corante verde e tingir a cerveja neste dia.
  • Até rios, lagos e córregos entram na brincadeira do verde neste dia. O Chicago River é o mais famoso dele e todo ano, atrai milhares de olhares com essa proeza que não prejudica em absolutamente NADA o meio ambiente! Aliás, o corante usando para tingir o rio é laranja, mas em contato com o rio, fica verde fluorescente! Reza a lenda que é obra do Leprechaun!

Têm curiosidade de saber como é uma comemoração do St Patrick’s Day em Chicago (EUA)? Então assistam o vídeo que eu fiz mostrando todos os detalhes deste grande evento. 🙂
VLOG: Saint Patrick’s Day em Chicago

Até mais, guys! Xoxo

Erika Belmonte

0 comment

Aproveite para ler também: