As regras de trânsito mais importantes nos Estados Unidos para os brasileiros - Clube do Inglês

As regras de trânsito mais importantes nos Estados Unidos para os brasileiros

10 comments

Hi guys! Uma coisa muito importante que você deve ter em mente antes de pegar o carro e sair dirigindo em outro país é: conheça as regras de trânsito! Cada país tem uma lei diferente e por mais absurda que ela possa parecer, você vai ter que seguir.

Algumas regras são iguais no mundo todo: dar seta quando for virar à esquerda ou à direita, ligar o pisca-alerta quando você precisar parar o carro porque ele quebrou, ou seja lá o motivo, parar no farol vermelho, seguir com atenção no amarelo (apesar que pelo menos no em cidades menores dos Estados Unidos, o pessoal costuma parar no amarelo), seguir do farol verde, etc etc etc – mas outras mudam demais de um país para outro, ou ainda, de um estado para outro.

Para conferir alguns (vários) modelos de placas e sinalizações, acesse o outro post clicando aqui ou então, para saber mais detalhes caso você seja parado pela polícia, possíveis frases para este caso ou ainda uma lista de vocabulário em inglês sobre este assunto, clique aqui.

Separei aqui para vocês as mais comuns para eles e ao mesmo tempo, diferentes para nós brasileiros, mas cuidado porque cada estado tem suas próprias leis e algumas coisas podem mudar ok?

Uma pista para cada manobra: respeite as faixas e as sinalizações pintadas no chão! Elas indicam o sentido obrigatório. Se houver duas faixas, sendo uma apontando para “seguir em frente” o outra, com uma “seta virada para a direita” (por exemplo), fique onde você vai seguir seu caminho. JAMAIS fique em um faixa para fazer uma determinada conversão e “de última hora” ou porque “a fila estava muito grande”, faça outra! Errou? Dê a volta, mas nunca banque o “espertinho” e vire no sentido proibido da faixa no chão ok? Se você pretende seguir reto e no chão estiver indicando que aquela pista é para quem vai virar à esquerda, então você TEM QUE mudar de faixa portanto, preste muita atenção nas sinalizações para se antecipar nas decisões e não tomar uma buzinada ou ainda pior, uma multa! Separei uma fotinho abaixo para ajudar a clarear:

Screen Shot 2016-05-15 at 12.29.20 AM

A placa PARE funciona TOTALMENTE diferente do Brasil. O que nós brasileiros fazemos é: “Opa! Tem uma placa de PARE. Vamos reduzir a velocidade do carro, mais um pouquinho…. chegou no cruzamento, olha rápido pros dois lados e VAI!” Certo? Kkkk Pois é… NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA faça isso nos Estados Unidos. A placa de PARE se chama PARE porque você deve PARAR literalmente o carro. Uma dica: chegou próximo da placa PARE, pare o carro. Com ele paradinho, conte ate 2 e só depois siga em frente. Combinado?

Outra péssima mania que nós brasileiros temos é em cruzamentos né? Quem é mais rápido ou mais esperto, vai primeiro! Para os americanos, existe uma regra. TODO cruzamento tem uma placa de cada um dos lados, ou seja, os 4 carros vão ter que parar. Quem chegar primeiro, é quem sai primeiro. Simples assim. É por ordem de chegada e não de agilidade ou esperteza. E ouse furar a sua vez, que você vai levar uma baita buzinada (com razão, convenhamos). Alguns cruzamentos possuem semáforos. Fique à direita se você for virar à direita, mas se o seu trajeto é cruzar e virar à esquerda, faça-o com cautela, afinal os carros do outros lado também podem virar no mesmo sentido que você ok?

Screen Shot 2016-05-15 at 12.29.17 AMAo contrário do que acontece no Brasil, você não só pode, mas como deve virar à direita quando o farol ainda estiver vermelho. É claro que você não vai simplesmente virar sem olhar. A regra é a mesma da placa PARE. Você PARA o carro de verdade, olha e verifica se não há nenhum carro vindo e então, faça sua conversão à direita sem precisar esperar que o farol fique verde! Apenas tome cuidado porque existem alguns lugares que você não pode fazer isso, mas aí haverá uma placa avisando (como esta da foto). Outro detalhe é que pedestre tem sempre a preferência, então não se esqueça de verificar se não há pedestre passando ok? Ah, só uma observação: esta regra pode mudar de estado para estado. Uma amiga comentou que em Nova Iorque esta conversão é proibida. Sendo verdade ou não, fique atento (a) às leis de onde você for dirigir ok?

Vagas preferenciais na terra do Tio Sam existem apenas para deficientes físicos. Idosos estacionam em vagas comuns e pegam fila como qualquer outro cidadão. No ônibus não é preciso já que a população respeita e naturalmente dá a preferência. Já Screen Shot 2016-05-15 at 12.29.15 AMcom relação às gravidas, depende muito de estabelecimento para estabelecimento. Algumas lojas separam algumas vagas para elas, mas não é lei. É uma gentileza do lugar. Agora meu amigo… vagas para deficientes físicos é do tipo “escreveu, não leu, o pau comeu” – estacionou nesta vaga e você não tem a plaquinha pra provar, ou quis dar um de esperto mesmo, sei lá… MULTA!!! E essa multa varia de $80 a $400.00 dependendo da região, estabelecimento, etc etc. Curiosidades à parte, esta lei nos Estados Unidos existe por causa do ex presidente Franklin Roosevelt que sim, era deficiente físico (poliomielite) e foi quem deu o ponta pé inicial pelos direitos iguais, mas apenas em 1990 que esta lei entrou em vigor.

Avistou um ônibus escolar? Sim, aquele amerelinho, compridinho, queScreen Shot 2016-05-15 at 12.29.13 AM sempre vemos nos filmes. Fique atento (a). Quando este ônibus parar e nas duas laterais dele subir uma plaquinha de PARE…. PARE imediatamente porque crianças / alunos vão atravessar a rua na faixa de pedestre, portanto, não importa se você esta em frente, atrás, ao lado, em cima ou embaixo do ônibus kkk, apenas PARE e dê preferência aos pedestres. Apenas siga em frente quando a placa PARE do ônibus baixar.

Screen Shot 2016-05-15 at 12.29.11 AMExiste radar de velocidade nos Estados Unidos? SIM, existe! Não é muito comum, mas eles instalam. Ao contrário das nossas câmeras no Brasil que ficam atrás de arbustos, ou escondidas no viaduto, os americanos sinalizam exatamente onde está a câmera. Mas ouse passar do limite de velocidade… não me perguntem como, mas os policiais literalmente BROTAM do chão, saem com o carro de alguma moita e colam em você para te aplicar a multa! Isso é serio, respeitem o limite de velocidade!

Falando em limite de velocidade, se em uma estrada, o limite de velocidade for de 80 mph (miles per hour) e TODO MUNDO estiver a 90 mph, você pode acompanhar o trânsito e seguir na mesma toada sem ser multado. Aliás, é muito comum ver nas estradas não só o limite máximo de velocidade, mas também o mínimo, porque sim, se você estiver abaixo do mínimo, será multado por atrapalhar o bom andamento do trânsito (papai viveria cheio de multas desse tipo – beijo seu lindo kkkkk)

Screen Shot 2016-05-15 at 12.29.09 AMYIELD – What the hell é isso, Erika?! Calma que eu explico! YIELD (se fala ííííld) significa DÊ A PREFERÊNCIA. Sim, é o mesmo que aquela placa de triângulo mas YIELD é muito usado em avenidas ou até mesmo estradas, quando você quer virar à esquerda. Esta placa quer dizer o seguinte: Se você quer virar à esquerda e o farol ficar verde pra você, aguarde na faixa que a galera do outro lado que está na vindo no sentido contrário, tem a preferência (até porque também está verde pra eles)! Assim que der, você entra à esquerda. Não é porque está verde que você pode virar com tudo e dane-se o mundo! O único momento que você pode virar sem medo é quando a seta do semáforo (pra esquerda no caso) ficar verde pra você! Aí todos os semáforos estarão no no vermelho. Mas só se for a seta verde, hein gente! Se for o farol normal verde, TEM Q DAR A PREFERÊNCIA!

Ambulância, carro de polícia ou de bombeiro com a sirene ligada? (Comentários a parte, é ensurdecedor. Você ouve a quilômetros e quilômetros de distância e fica tentando “caçar” da onde vem a sirene, mas enfim, continuemos… rs). Assim que você conseguir visualizar um deles, PARE o carro! Esta é a melhor e mais correta coisa a se fazer, pois isso os deixa livre para seguir o caminho com segurança.

Retornos em vias de mão dupla (U-TURN) são liberados a menos que haja uma placa indicando que é que proibido, como esta na foto.

Motoboys, motociclistas e motoqueiros de plantão: aquele espaço entre um carro e outro nas ruas, alamedas, avenidas e estradas são meros espaços que devem permanecer vazios kkkk em outras palavras, NUNCA use-o para se locomover! A moto deve ocupar o mesmo espaço que um carro ou outro automóvel qualquer e seguir exatamente as mesmas leis de trânsito. Esta “festa” de passar no corredor entre dois carros, só acontece no Brasil.

Uma regra simples mas que vale ressaltar: o cinto de segurança é obrigatório para os passageiros da frente e opcional para os que estão no banco de trás que forem maiores de 18 anos.

Isso não deveria ser uma lei, mas sim uma consciência: dê preferência para os pedestres! O maior sempre protege o menor. Mesmo que a pessoa não esteja na faixa de pedestre, seja educado(a) e a deixe passar pois, se você atropelar alguém na rua…. é enxaqueca na certa e das brava com a polícia.

Screen Shot 2016-05-15 at 12.29.06 AM

Se você estacionar em um lugar que tenha parquímetro, coloque a quantidade de moedas pelo tempo que você vai usar. É super simples, você apenas insere uma moeda por exemplo de 0.25 e lá vai indicar que você tem, por exemplo 30 minutos. Supondo que este tempo seja suficiente, a máquina começará a contar até que o status mude para EXPIRED, ou seja, expirado. Se você não voltar a tempo de colocar mais moedas ou ir embora, pode encontrar uma multa no para-brisa do carro então, cuidado!

Screen Shot 2016-05-15 at 12.29.04 AM

Obras na pista? Reduza drasticamente a velocidade. Não se preocupe porque isso é muito bem sinalizado a quilômetros de distância, justamente para você ter tempo de reduzir com calma.

Eu poderia deixar essa última pra lá, até por parecer obvia demais, mas nunca é demais reforçar né? BEBER DIRIGINDO é altamente, absurdamente e completamente proibido em qualquer lugar dos Estados Unidos. Na verdade, o buraco é mais embaixo… você e nem ninguém que esteja dentro do seu carro pode estar transportando bebida alcoólica ABERTA dentro do carro (no máximo no porta-malas e dentro de um saco). Mesmo que ninguém tenha bebido nada e aquela garrafa foi deixada pelo seu irmão mais novo, você tomara uma senhora multa. A punição e a tolerância para a quantidade de álcool no sangue variam de estado para estado, mas acredite: são bem pesadas.

E aí pessoal, curtiram o post? 🙂 Espero que estas dicas possam ser bastante úteis para vocês. Coloquei aqui todas as regras que lembrei ao longo da minha experiência nos Estados Unidos, mas caso eu não tenha mencionado alguma importante, deixe aqui embaixo por favor!

E para ficarem ainda mais craques no assunto, deixo aqui alguns posts com mais dicas sobre trânsito nos EUA. Não deixem de conferir!
Vaga preferencial nos Estados Unidos
Dicas de trânsito nos Estados Unidos: YIELD
Vocabulário de trânsito, placas, tabela de conversão de comprimento nos EUA

Xoxo 🙂

10 comments

Aproveite para ler também: