Como funciona a imigração nos Estados Unidos - Clube do Inglês

Como funciona a imigração nos Estados Unidos

1 comment

Imagino que algumas pessoas que decidem passar suas férias nos Estados Unidos (ou outro país que fale o inglês) ficam amedrontadas com a parte da imigração por diversos motivos. Se você é uma destas pessoas que não sabe onde por a mão, se sorri ou fica séria… (parece até um primeiro encontro rs), fique tranquilo (a) pois a ideia deste post é te ajudar com informações relevantes sobre o que acontece na maioria dos casos, explicando o que é a imigração, como você deve agir, dicas importantes, algumas frases/palavras que você vai ouvir na hora, etc. ok?

O que é imigração?

Para começar, vamos entender primeiro o que é a imigração que todos falam. Simplificando, nada mais é do que você contar para um oficial americano o que, quando, onde, como e porquê você está entrando na “casa dele”! Pense comigo… é como se um desconhecido decidisse se hospedar na sua casa – você vai querer saber as respostas para estas mesmas perguntas, certo? E nada mais justo do que você colocar um prazo máximo de estadia para esta pessoa. Pois é assim que funciona para entrar em muitos países!

Mas quem deve passar pela imigração?

Outra dúvida muito comum, vamos lá entender melhor os termos e processos. TODOS aqueles que entrarem e saírem do país, seja cidadão ou estrangeiro (cada um passa em um fila diferente e por um processo diferente). Mesmo que o seu destino final seja em outro país e você esteja fazendo apenas uma conexão nos Estados Unidos, é obrigatório passar pela imigração americana ok?

Onde tudo começa…

Antes do avião pousar, as aeromoças passam entregando um formulário de imigração: I-94 (você pode optar pelo formulário em português). Vale ressaltar que este procedimento de ter que preencher o I-94 já está começando a ser abolido em alguns lugares dos Estados Unidos, então não se espante caso você não receba! Eu não preenchi quando cheguei aqui por Michigan (Agosto 2015). Ah, essa é carinha dele:

Seu avião pousou. E aí? Saia do avião e siga o fluxo! Você (e todo mundo) vai entrar em uma sala bem grande, com diversos guichês e duas filas (uma menor, para cidadãos americanos e outra maior para imigrantes). Importante:DESLIGUE SEUS APARELHOS ELETRÔNICOS! Nesta sala, você já está sendo observado, então nada de selfies, snaps ou Facebook! Evite inclusive piadinhas entre amigos.

Logo que você entra na fila e aguarda sua entrevista com os oficiais americanos da imigração, você verá este video abaixo sendo apresentado para que todos tenham conhecimento a respeito da imigração e de todo o processo. Dêem uma olhada e aproveitem para treinar o inglês:

Lá na frente, haverá um policial direcionando as pessoas para os guichês numerados onde ficam os policiais que farão a entrevista. Assim que chegar a sua vez, LEVE A ENTREVISTA À SERIO, afinal eles podem barrar a sua entrada no país. Este é um momento que você deve se concentrar e responder a todas as perguntas, e apenas a verdade! Se você estiver viajando com acompanhante ou família, todos poderão seguir para o mesmo atendimento.

É de bom tom cumprimentar o oficial assim que você se aproximar do guichê com um “Good Morning” (bom dia), “Good Afternoon!” (boa tarde), “Good Evening” (boa noite) ou por exemplo, “Hello” (olá). Se você não fala absolutamente NADAde inglês, sugiro anotar em um papel e avisar ao policial: “Hi, I’m sorry but I don’t speak English. I need some help with the translation.” (a grande maioria das imigrações possui um intérprete para o português).

Mas caso você se sinta confortável em falar inglês com o oficial da imigração mesmo sem você ser fluente no idioma, separei algumas frases e palavras comuns utilizadas neste processo. Para conferir, clique aqui que eu vou te direcionar para o outro post ok?

Caso você tenha recebido o formulário para preencher, entregue ao policial do guichê junto com seu passaporte (ele vai te pedir). Não existe uma regra ou padrão de atendimento. Você pode encontrar oficiais super doces, amigáveis, simpáticos e tagarelas… como também pode trombar com um mais rabugento, de mau humor, desconfiado, sisudo ou detalhista. Mas uma coisa é fato: todos são muito objetivos e questionam apenas para entender sua situação e também se você está falando a verdade.

Após algumas perguntas básicas, como por exemplo, o que você está fazendo no país, por quanto tempo, onde vai ficar, quanto dinheiro você está trazendo, etc etc (para detalhes sobre estas perguntas, algumas respostas e vocabulário específico, clique aqui!), o policial vai pedir que você coloque suas digitais em um aparelho eletrônico (o mesmo que você usou para tirar o visto). Caso você seja “aprovado”, na sequência ele vai tirar uma foto sua, carimbar o seu formulário de imigração, carimbar seu passaporte, devolver pra você e dizer “Welcome to the United States” (Seja bem vindo (a) aos Estados Unidos). GUARDE a parte destacada do formulário porque você vai precisar mostrar na volta, antes de sair do país.

Em algumas situações, eles podem pedir para que você acompanhe um outro policial até uma sala para uma segunda verificação. Antes de mais nada, MANTENHA A CALMA e não questione absolutamente nada! Isso não quer dizer necessariamente que sua entrada foi barrada! Outros policiais lhe farão mais perguntas, questionarão outros detalhes para ter certeza que você esta falando a verdade, que não pretende ficar ilegal no país, etc. Responda tudo calmamente e quantas vezes forem necessárias. Mostre os comprovantes que você carrega consigo apenas se eles solicitarem.

Algumas informações e medidas importantes:

  • Tenha em mãos a reserva do hotel onde você ficará hospedado, aluguel do carro, carta da empresa (se você for a trabalho) ou outros documentos que comprovem os dias que você ficará no país. O policial pode te pedir durante a entrevista.
  • Não se esqueça de confirmar se o seu passaporte tem pelo menos 6 meses de validade a partir da data do seu embarque, pois caso isto esteja irregular, pode ser um problema grande na imigração.
  • Vá preparado para esperar e não perca a paciência. Geralmente a fila da imigração é bem grande e demorada. Na maioria das vezes eu cheguei a esperar em torno de 1 hora mas há sortudos que não ficam nem 15 minutos aguardando.
  • Seja sempre educado com os oficiais. Na maioria das vezes, eles lhe tratarão da mesma forma.
  • Se o seu visto estiver em um passaporte já vencido, carregue-o juntamente com o passaporte atualizado ok? Você precisa mostrar o passaporte e visto, ambos válidos.
  • Tenha sempre consigo uma quantia razoável em dinheiro, além do cartão de crédito internacional.
  • Turistas brasileiros (vistos B1/B2) podem ficar nos Estados Unidos por um prazo máximo de 6 meses. Quem determina este tempo é o mesmo policial que vai te entrevistar no guichê.

E para você se preparar ainda melhor, deixo aqui abaixo um post com frases comuns e palavras utilizadas no momento da imigração. Aproveite! 😉
Imigração nos Estados Unidos – frases comuns e palavras úteis em inglês!

Xoxo

1 comment

Aproveite para ler também: