08: Pronúncia em Inglês | Transcrição do Podcast

by Erika Belmonte
0 comment

MEDO de falar inglês? Precisa pronunciar corretamente? + Dicas de Pronúncia

Hoje a gente vai bater um papo sobre PRONÚNCIA do inglês americano. É importante? Tenho que aprender a falar corretamente? É preciosismo? Americano tira sarro de quem não fala direito?

E mais, vou compartilhar também algumas dicas de ouro de como você pode pronunciar melhor algumas palavras de uma forma geral de um jeito fácil e descontraído.

MEDO! É isso que muuuita gente sente na hora de falar inglês. Medo de errar, medo de ser julgado, medo da insegurança, medo de não ser entendido, medo do que “o que os outros vão pensar”, medo de darem risada e medo de uma pronúncia horrorosa!

Pupilos do meu coração… apenas 4% da população brasileira consegue falar inglês fluentemente.

Mais de 85% dos americanos, sim, habitantes de um país de primeiro mundo não falam um segundo idioma (e sem essa de “mas eles jah falam ingles” – cut it out).

 

Aprender uma coisa nova, seja um novo idioma, a tricotar, a nadar, a cozinhar… .qualquer coisa que seja do início.. É muuuuito difícil e requer dedicação, comprometimento e consistência por anos – não são dias ou meses… Mas anos! Até você atingir a excelência em algo, você têm que mostrar presença todos os dias.

Tudo bem… é ok a gente se sentir inseguro e com frio na barriga em várias situações enquanto a gente está aprendendo. Aliás isso é ótimo porque mostra onde ainda temos dificuldades e é onde você deveria prestar mais atenção para melhorar e trabalhar naquilo para matar a insegurança naquele assunto, seja um verbo, uma estrutura ou até mesmo a pronúncia!

Tá com medo? Vai com medo assim mesmo! Surgiu a oportunidade de falar, seja na sala de aula, seja na reunião ou no bar com alguns estrangeiros… FALE! Tá com medo da sua pronúncia não ser boa? De tirarem sarro?

 

Deixa eu falar uma coisa importante aqui…

NINGUÉM que já fez mais do que você, vai julgar, criticar ou tirar sarro do seu inglês, sabe pq? Porque qualquer pessoa que fala fluentemente um segundo idioma já esteve no seu lugar e ela sabe extamente como é ter essas duvidas, essas dificuldades e ter que vencer seus medos e desafios.

Alias, ninguém que seja digno de respeito e atenção ok? Existe sim muita gente babaca nesse mundo, tanto aluno, nativo quanto professor de inglês que se acha no direito de ficar apontado o dedinho e tirando o sarro do amiguinho na internet, na sala de aulas, no trabalho… e honestamente isso é deplorável e no mínimo patético. Já que essas pessoas não sentem vergonha, sintam por elas…

 

Deixa eu falar uma coisa do fundo do meu coração pra vocês: se alguém – seja esse alguém brasileiros, americano, chinês, africano… Tirar sarro, com o intuito de te diminuir, de se achar melhor do que voce: WHY DO YOU CARE? Por que você se importa com a opinião de uma pessoa que faz isso com vc? Come ooon! Gente, sério… Cadê o amor próprio? Pessoas assim você tem que querer muito… Querer muito que ela vá pro inferno HAHAHA brincadeira  – paz e amor hahaha – só pra descontrair!

E outra, parem de comparar o seu inglês com o do seu primo, tio, vizinho, papagaio.. Cada um tem uma historia, grau de facilidade / dificuldade e mais… Você não faz ideia do que aquela pessoa já abriu mão e se dedicou para chegar onde chegou então use-a de incentivo ao invés de te jogar pra baixo!

 

Uma pergunta que muitos de vocês me fazem nas redes sociais, inclusive para quem quiser me seguir no Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn é só procurar por Clube do Inglês ou Erika Belmonte que vocês me encontram ok? – voltando, a pergunta que muitos de vocês me fazem é: pronúncia é importante? Tem que aprender a falar igual a um americano?

Sim e não hahaha

Sim, saber pronunciar corretamente as palavras é importante simplesmente porque isso pode fazer uma diferença enorme na sua comunicação. Se você quer entender e ser entendido, você precisa saber pronunciar relativamente bem em inglês – entenda que eu disse que você deve saber bem a pronúncia e não que você deve ser uma versão reencarnada de um linguista americano…

Existem pessoas, como eu kkkk que sentem uma vontade louca, intensa e absurda de falar ingles igual a um nativo porque elas gostam, acham bonito, elas admiram… Que inclusive é o meu caso… E ainda pra priorar eu tenho mania de perfeccionismo… Eu amo idiomas, eu falo ingles, falo alemao, arranho no espanhol… Mas essa vontade de falar como um nativo é uma paixão minha!

O Tuca meu marido fala inglês melhor que eu mas ele ainda fala tree ao inves de three – e pra ele tá tudo bem, ele tá confortável com isso…  Ele se comunica bem, ele foi contratado por uma empresa americana, ele faz reuniões em inglês… Isso não afeta ele!

Eu acho que a gente deve sempre procurar se melhorar mas aprendam sempre a dar valor a tudo o que vocês já aprenderam! Nunca se acomodem mas não se punam porque vocês ainda estão aprendendo…

Então a minha primeira dica é… Ao invés de você ficar se comparando com os outros, trace para você o que é o inglês ideal…. Você almeja ter uma pronuncia exatamente igual de um americano? Ótimo mas saiba que você vai ter que se dedicar horrores por anos e anos e anos pra isso… Você está disposto a isso? Você gosta? Então vem comigo pq eu to nessa vida há… Vixi maria, eu comecei a estudar inglês com 9 anos em Santo André – SP… Tenho 35 – jesus amado, deixa eu fazer as contas aqui… Há 26 anos – e ainda não falo igual um nativo – que decepção hahaha

Perai que eu vou ali morrer rapidinho e já venho hahahaha

Mas gente, eu amoooo essa brincadeira de todo dia aprender algo novo, uma pronúncia nova…

Se você quer falar inglês, mesmo que com a pronuncia mais abrasileirada, mas conseguir se comunicar, perfeito! Faça o que te motiva, o que te anima e o que vai te fazer feliz! Pare de querer impressionar os outros os fazer para agradar os outros! Faça porque você vai ter orgulho do seu resultado, independente de ser melhor do que os outros ou não!

 

Maaaas, como eu disse, aprender a pronunciar corretamente é importante até para te livrar de maus bocados.

Vou contar uma historia bem rapidinho:

Eu tinha um amigo na minha época de faculdade que ele fez intercâmbio aqui para os EUA e ficou em casa de família. No dia que ele chegou nos EUA, a família toda, o pai, a mãe e as 2 crianças foram buscar esse meu amigo no aeroporto.

Dentro do carro, conversa vai, conversa vem… E eis que o host-dad, o pai americano pergunta pra ele:

  • So, you live in Brazil right?

E ele: -Yes sir, I do….

  • How do you like living there?
  • Oh, I love it… You won’t believe, there are so many beautiful and unforgetable bitches

O cara parou o carro na hora, bravo e disse: O que vc falou menino? Seus pais não te deram educação? Chamaram ele de pervertido, que era uma afronta pras crianças… Enfim, no final ele explicou que foi só um mal entendido e ficou tudo bem…

E pra quem não entendeu a piada… BEACH é praia… BITCH é um xingamento usado apenas para mulheres que quer dizer VADIA, CACHORRA…

Vocês viram a confusão?

Tudo tem contexto mas ainda assim você pode ser dar mal! Outros exemplos onde pode gerar confusão é com relação aos números né?

  • A pessoa te fala que são 9:15 e você entende 9:50
  • Ou que um produto custa $13 e você entende $30 ou vice-versa.

Eu diria que aprimorar a pronúncia das palavras faz parte da jornada enquanto você aprende o idioma. Nada de perfeccionismo ou preciosismo. Sem peso, sem pressão… A ideia é fazer isso aos poucos e naturalmente.

Hoje eu vou deixar apenas uma dica de como melhorar sua pronúncia no dia-a-dia, mas se vocês gostarem, eu posso voltar com várias outras que tem me ajudado muito!

Uma das coisas que vocês podem fazer é:

Repetição de palavras novas em voz alta: se você quer aprender como pronunciar uma palavra corretamente, eu sugiro você ouvir aquela determinada palavra e repetir incansavelmente até você pronunciar exatamente como você está ouvindo. Esse tipo de exercício vai fazer com o seu cérebro assimile mais rápido a próxima vez que você ouvir ou ainda precisar usá-la.

Eu costumo fazer isso até hoje quando assisto um programa de Tv (em inglês claro), ouço uma música ou sei lá, sempre que aparece uma palavra nova ou que eu sei que pronuncio diferente… Eu sempre repito a palavra em voz alta…. Alguns exemplos mais recentes?

  • Eu aprendi que interessante em inglês é interesting mas por alguma razão da natureza, aqui em Iowa eles dizem INTERÉSTING
  • A primeira vez que eu precisei comprar ibuprofeno… Remédio pra dor, eu pronunciava errado… E eu aprendi que é IBUPROFEN

Mais uma? Eu vivia dizendo que hortelã era MINT até eu ser corrigida que na verdade é MINT.

 

Agora pra gente encerrar, vamos lá com duas dicas de pronuncia para vocês já começarem a treinar:

A primeira delas é com relação a letra T no final das palavras em inglês como WANT / JACKET / JUST / EAT

De cara eu já digo: cuidado com esse T porque ele é muito sutil na hora de pronunciar… Alias eu diria que ele é quase inexistente.

 

E outra… Não existe nenhum I depois da palavra pra gente falar WANTII, JACKETII, JUSTIII, EATIIII

Nós brasileiros de uma forma geral, temos a “mania” de pronunciar pedacinho por pedacinho da palavra em inglês como se a gente estivesse separando sílaba né? WANTI / JACKETIII e não… O T praticamente não aparece… É como se você começasse a pronunciar a letra T e parasse no meio… T T T want / just / eat

E tem mais… Se vc ainda usar uma destas palavras em uma frase, essa letra T vai sumir… Calma que eu explico

Existe algo em inglês chamado LINKING SOUNDS, ou seja, é quando a gente liga os sons para falar com mais naturalidade…

Quando a gente quer dizer EU QUERO COMER UMA FRUIT.

Ao invés de sair cortando palavra por palavra dizendo: I WANTI TO EATI A FRUIT

Tirem esse I… Não tem I…. E o T que a gente tiver no final das palavras, vai ficar mudo

I WANT TO EAT A FRUIT

Perceberam a diferença?

Então cuidado na hora de pronunciar o T no final das palavras ok?

No início sim, você tem que pensar, analisar, lembrar mas com o tempo você vai fazendo isso automaticamente! É igual dirigir hahahaa

 

A segunda dica de pronúncia é com relação as palavras que começam com GUAR…por exemplo (eu vou ler como se escreve tá?)

  • GUARD
  • GUARANTEE
  • BODYGUARD

Em português a gente fala GUAR porque é no nosso idioma a gente sempre vai pronunciar esse U nas palavras… Acontece que em inglês, nós vamos omitir o U e falar GAR…

  • Então o correto é /gard/ e não /guard/ – GUARD
  • GUARANTEE
  • BODYGUARD

Sim, nem tudo nessa vida são flores e pra toda regra tem sua exceção haha

Existem sim palavras como GUAVA ou GUACAMOLE que em inglês nós pronunciamos o U.

Minha dica: memorizem como eu falei pra vocês… GUAR a gente fala GAR e não guar… GAR…

Se for apenas GUA como em GUAVA, guava é goiaba tá? Então sim, a gente fala GUA… GUAVA…

GUACAMOLE…

 

Guys, no podcast de hoje eu compartilhei com vocês algumas dicas relacionadas a pronúncia do inglês americano, falei de alguns mitos, algumas dicas que podem ajudar vocês a melhorar a pronúncia em casa mesmo! Minha sugestão é: anotem tudo o que for novidade e pratiquem. Tudo o que você não anota, você esquece. O cérebro não tem como guardar tanta informação e eu tenho certeza que alguma coisa do episódio de hoje vai te ajudar nessa jornada do inglês.

Lembrem-se que toda semana temos um novo episódio por aqui então já se inscrevam aqui no meu podcast para não perderem nenhum episódio e sempre que você precisar da transcrição, é só acessar o meu site que estará tudo lá para você saber como escreve ok? Clubedoingles.com

 

No próximo episódio a gente vai falar sobre UNIDADES DE MEDIDA aqui nos Estados Unidos. Eu imagino que muitos de vocês já devam ter ouvido falar que as unidades aqui são beeeem diferentes… Pois é, aqui é utilizado libras ao invés de kilos… Milhas ao invés de kilometros… Fahrenheit ao invés de Celsius… Então eu vou separar algumas medidas para começarmos a abordar esse assunto com mais detalhes e obviamente vou trazer dicas de como aprender a converter de forma bem facil! O que acham?

Ah, e se vocês gostam do Erika na America Podcast, eu tenho certeza que vocês amar conhecer os meus English Bites, que são como esses podcasts, porém 100% em inglês que eu mesma escrevo, gravo e envio 3x por semana no seu WhatsApp junto com a transcrição por apenas R$ 24,90 por mês. Acesse englishbites.com.br e assine agora mesmo!

Mas no hard feelings se vocês não quiserem ou não puderem agora ok? Continuamos amigos e as postagens gratuitas seguirão como sempre em todas as redes sociais.

Thank you so much for listening to this episode!

Take care of yourselves guys, and see you in the next one. Bye.

 

 

 

 

Aproveite para ler também:

Este site usa cookies (armazenamento de dados) temporariamente para melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse. Ao utilizar este site, você concorda com este monitoramento. Accept Leia mais...

Privacy & Cookies Policy