Como tirar o passaporte? Passo a passo fácil e completo! - Clube do Inglês

Como tirar o passaporte? Passo a passo fácil e completo!

1 comment

02Está querendo viajar para fora do país ou precisa tirar/renovar o passaporte e não sabe por onde começar? Apesar desta ser uma tarefa bem simples vejo que muita gente ainda tem dúvidas de como fazer isso. Resolvi escrever não só um artigo, mas um guia bem detalhado com dúvidas comuns. Um passo-a-passo bem fácil de acompanhar com informações importantes, além de, claro, alguns toques pessoais

Mas antes de tudo: O QUE É E PARA QUE SERVE UM PASSAPORTE?

O passaporte é um documento oficial (em formato de livrinho, como este na foto ao lado) reconhecido em todo o mundo e emitido pelo governo nacional para você usar quando sair do país. É este documento que você deve carregar, proteger com sua vida (eu sou exagerada, mas sim, guarde-o muito bem!) e apresentar na Imigração ao entrar/sair de um país, ao comprar uma bebida alcoólica em uma adega (como nos Estados Unidos, por exemplo), alugar um carro no exterior, etc.

Erika, mas eu preciso de passaporte para viajar para fora do Brasil?

Depende. Para 90% dos destinos internacionais você precisa! Mas não para TODOS. Graças à alguns acordos diplomáticos com países específicos da América do Sul você pode entrar e sair do Brasil usando apenas o seu velho e conhecido RG (documento de identidade) desde que em bom estado de conservação e com uma foto atualizada. Estes países são:

  • Argentina
  • Bolívia
  • Chile
  • Colômbia
  • Equador
  • Paraguai
  • Peru
  • Uruguai
  • Venezuela

Posso usar minha carteira de habilitação, certidão de nascimento, casamento, óbito (opa, óbito não hehe) para viajar para estes países? Nã nã nã ni na necas… de jeito nenhum!! Apenas o RG ou se preferir, o passaporte mesmo. Agora se o destino que você vai não está nesta listinha meu amigo ou minha amiga… continue lendo este artigo aqui porque você vai precisar de um passaporte.

Agora, vamos ao passo a passo:

01) Acesse o site da Policia Federal, e em “Passaporte”, “Requerer Passaporte” (ou então, clique aqui pare ser direcionado) e preencha o formulário eletrônico de solicitação e agendamento (Guia de Recolhimento da União – GRU). Assim que você finalizar, será gerado um “Protocolo de Solicitação de Documento de Viagem” (como este na imagem logo abaixo) junto com o boleto para pagamento (cuidado com o vencimento hein?). Em alguns postos da Policia Federal você precisa fazer o agendamento prévio. Você vai descobrir se precisa ou não ao selecionar aquele mais próximo de você.

  • i. Caso você precise agendar antecipadamente acesse o site (clique aqui) e preencha as informações iniciais (CPF, número do protocolo do formulário que você acabou de finalizar e data de nascimento). Na sequência, selecione a unidade mais próxima de você. No próximo passo, você verá algumas opções de dias e horário. Escolha uma opção e finalize o processo. Será gerado um comprovante de agendamento (como este logo abaixo, por exemplo), com o endereço, local e horário que você deve comparecer para dar entrada no seu passaporte.

02) Pague o boleto da GRU via internet ou indo ao seu banco.

03) Imprima o comprovante da GRU e também o papel DETALHES DO AGENDAMENTO (isso vai para o seu e-mail, inclusive)

04) Agora, separe os seguintes documentos abaixo (confira todos os detalhes destes documentos, clicando aqui). Você deve levar no dia TODOS os documentos ORIGINAIS, ok? Ah, e a lista abaixo serve tanto para a sua primeira emissão, quanto para uma nova emissão (porque você vai precisar de um novo depois de 10 anos).

i. Documento de identidade (maiores de 12 anos) ii. Certidão de Casamento (apenas para casados ou divorciados) iii. Titulo de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição / justificativa eleitoral. Caso você tenha perdido os comprovantes ou a justificativa, emita uma certidão de quitação eleitoral, clicando aqui). iv. HOMENS (com idade entre 19 e 45 anos): Comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório v. Certificado de Naturalização (caso você não tenha nascido no Brasil). vi. Comprovante de pagamento da GRU vii. Último passaporte já vencido, caso uma nova emissão. viii. CPF

05) Compareça ao local escolhido para emitir o passaporte. Chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência e leve toda documentação mencionada no item 04, além do comprovante de agendamento impresso, ok? Você será chamado pelo nome. Os oficiais irão checar seus documento, recolher o GRU, colher suas impressões digitais e tirar uma foto sua. É super tranquilo. Vá sem medo! Assim que eles finalizarem, você será informado o dia e horário em que deve retirar seu passaporte.

06) Retire seu passaporte no dia e horário estipulado. Vá munido de documento de identidade. (Se você não retirar seu passaporte em até 90 dias ele será cancelado.)

Perguntas comuns:

  • Quanto custa tirar um passaporte? R$ 257,25 (valor do novo passaporte já!)
  • Qual é a validade do meu passaporte? 10 anos (para pessoas acima de 18 anos).
  • Para quantos dias consigo agendar a entrega de documentos na Polícia Federal? Depende da época, mas geralmente é muito rápido (coisa de 2 ou 3 dias). Quando acontece de ter greve ou festas de final de ano, a espera pode chegar em mais de 40 dias! Fique atento!
  • Em quanto tempo o passaporte fica pronto? No máximo em 6 dias úteis (salvo períodos de greve)
  • Como renovo meu passaporte? Na verdade, não existe um processo de renovação do passaporte, mas sim a emissão de um novo. Só não se esqueça de apresentar o que está vencido no dia do seu agendamento (junto com os outros documentos).
  • Qual a validade mínima aceita para viajar para outros países? A maioria pede o mínimo de 6 meses, então se o seu está quase lá, já agende para fazer um novo passaporte afim de evitar maiores transtornos ao chegar em seu destino
  • A partir de que idade é obrigatório tirar um passaporte para viajar para outro país? A partir do primeiro dia de vida hehe – mesmo um recém nascido, precisa de um documento oficial para viajar.
  • Tenho uma viagem de emergência e meu passaporte expirou / não tenho passaporte! Como faço? Existe uma exceção para aqueles que comprovarem tal necessidade e que não podem esperar por todo o processo de agendamento e emissão. Neste caso, a Polícia Federal agilizará isso pra você (pagando uma taxa maior, claro e também com a validade de apenas 1 ano) e lhe entregará o documento em até 24h. Para mais detalhes, se este for o seu caso, acesse aqui.
  • Tenho menos de 18 anos. Posso tirar o passaporte sozinho(a)? A menos que você seja emancipado (a), NEGATIVO!

Estas respostas foram compartilhadas com base em dados de março de 2016.

Meus amores, eu espero que este artigo seja de grande utilidade para vocês e qualquer dúvida que vocês tenham, por favor deixe aqui embaixo nos comentários que eu vou ter o maior prazer em te ajudar. 🙂 Xoxo

1 comment

Aproveite para ler também: