Bebidas tradicionais e famosas nos Estados Unidos - Clube do Inglês

Bebidas tradicionais e famosas nos Estados Unidos

3 comments

No artigo de hoje quero compartilhar com vocês uma coisa que acaba sendo surpresa logo quando chegamos nos Estados Unidos: a bebida. Seja ela quente ou fria, alcoólica ou não alcoólica, grande ou pequena… não existe uma única pessoa que tenha ido pela primeira vez à terra do Tio Sam e não tenha se espantado (positiva ou negativamente) com alguma diferença ou novidade neste assunto.

A ideia é trazer pra vocês bebidas que são tradicionalmente conhecidas nos Estados Unidos, algumas curiosidades que pra nós brasileiros, acaba sendo novidade (por ser diferente) e bebidas que temos no Brasil e não encontramos nos EUA. Se você está lendo este post e não encontrou alguma bebida que passe por esse “crivo”, deixe aí embaixo nos comentários para mim por favor para aumentarmos nossa lista, ok?

Então, vamos começar pelas bebidas típicas:

Dr Pepper

Uma das bebidas mais famosas nos Estados Unidos, Dr Pepper é um refrigerante com um gosto bem inusitado. Sempre que eu conheço alguém que nunca experimentou esta bebida antes, encorajo a tentar pois ela é bem coisa de americano e para americanos (pouquissimos brasileiros gostam e compram esse refrigerante). Na minha opinião, ela tem gosto de “aniz” – vocês se lembram da jujuba azul? Então, é o gosto da jujuba azul! hehe

Root Beer

Apesar de haver BEER na composição do nome, ROOT BEER não tem absolutamente nada a ver com cerveja e não é nem uma bebida alcoólica, muito pelo contrário, esta é uma das coisas que as crianças mais gostam de tomar nos Estados Unidos.

Se a minha opinião conta, rsrs… eu provei e eu acho que tem gosto de Gelol. Não, eu nunca comi Gelol na minha vida mas a gente acaba associando, sabe la Deus o porquê, o cheiro com o gosto kkkk.

Root Beer é mais parecido com um refrigerante e geralmente você a encontra na cor marrom. Alguém aí lembra dos gibis da Turma do Bolinha e Turma da Luluzinha? Root Beer era a bebida predileta da Luluzinha e foi com este desenho que o refrigerante se popularizou nos Estados Unidos.

Cherry Coke

Eu sei que eu deveria ser super imparcial neste artigo, mas me sinto na obrigação de compartilhar as experiências que tive e os resultados rsrs. Cherry Coke foi mais um refrigerante típico americano e que não “desceu” (para mim). É basicamente Coca Cola com gosto de cereja, e apesar das duas coisas serem gostosas separadamente, junto não “ornou”, maaaaas posso afirmar pra vocês que muitos americanos amam esta versão de coca-cola com gostinho (principalmente as crianças).

Mtn Dew

Outra bebida bem comum – Mtn Dew ou Mountain Dew (Orvalho da Montanha, pra quem quiser saber a tradução) agora está mais conhecida entre nós brasileiros. Desde outubro do ano passado (2015) ela voltou a ser vendida no Brasil.

Mtn Dew é também um refrigerante, só que na cor verde! Curiosidades à parte, ela é fabricada pela Pepsi e a ideia do gosto é ser algo bem cítrico (açúcar, laranja e limão).

Craft Beer

Craft beer ou cerveja artesanal, como acharem melhor. Sim, no Brasil nós temos cervejas artesanais, mas acredito que esta prática esteja se consumando mais nos últimos anos afinal, não é qualquer lugar que você encontra uma. Já aqui nos EUA, pelo menos nas cidades menores que estive, percebi que existe sempre pelo menos um estabelecimento (dentre os poucos existente) que oferece a cerveja artesanal!

CURIOSIDADES SOBRE ALGUMAS BEBIDAS

Milkshake

Se você vier aos Estados Unidos, não deixe de experimentar o milkshake! Acho impressionante a variedade de tamanho, cores, estilos e sabores que eles tem para oferecer a um preço super justo.

Este da foto é um Milkshake de Nutella da Stake & Shake e ele tem aproximadamente 30cm de altura (e mais de 300 kcal hahaha). Tudo tem seu preço né?

Chocolate Quente

Uma das minhas bebidas favoritas mas levei uma super decepção quando descobri que aquele chocolate quente dos Deuses que eu tomava nos “coffee shops” aqui nos EUA, era basicamente água fervendo e um saquinho com leite e chocolate em pó. A bebida era tão boa que eu jurava que eles jogavam um pedaço de chocolate belga dentro… mas de belga, nem o papel viu? Kkk

Engraçado como poucas coisas nos Estados Unidos são manuais / artesanais. Grande parte dos estabelecimentos já compram as coisas prontas para “não dar trabalho” e o pior de tudo, é que acaba sendo sempre muito bom! Vai entender!

Café

Se você é daqueles que adora um café forte, encorpado, bonito… I’m sorry!! Café na terra do Tio Sam é aquele bem coado e aguado, o que a gente costumar brincar, chamando de “chafé” rsrs. Entendeu por que os americanos bebem um copo enooorme de café e não passam mal? Porque é muito mais fraco que o nosso café brasileiro! Você encontra os expressos de máquina sim, mas não é o mais comum em restaurantes ok?

Agua (de torneira – tap water)

É gratuita em qualquer restaurante ou bar nos Estados Unidos. Entenda essa “agua de torneira” como a água que sai de uma torneirinha das máquinas de refrigerantes (como na foto acima), super limpa e perfeita para beber.

Chopp sem colarinho

Para quem não sabe, chopp em inglês é “draft beer” e sim, os americanos têm muito chopp pra oferecer e dos mais variados sabores e estilos. Uma marca muito conhecida por aqui é a Blue Moon #ficaadica mas o ponto que eu gostaria de levantar aqui é que o costume é não colocar praticamente nada de colarinho! Sabe aquela nossa “reclamação” que os caras colocam metade chopp e metade espuma? Isso não acontece aqui! Outro detalhe (que você pode ver na foto inclusive) é que em alguns bares, eles colocam uma fatia de laranja no copo do chopp.

Leite

Outra bebida bem comum e bem diferente da nossa. O leite deveria ser algo simples e ter mais ou menos o mesmo gosto né? Acontece que ele passa por tanto processo químico que isso pode variar de marca para marca, país para país. Enfim, a impressão que eu tenho do leite aqui nos Estados Unidos é que ele é um pouco mais aguado, mas em compensação, faz muito melhor para a saúde do que o leite que temos no Brasil, por exemplo.

Sucos

Suco nos Estados Unidos é uma coisa que você encontra muito, de várias marcas, sabores, cores e tamanhos. Mas aquele suco natural, feito na hora… esqueça! Quando o lugar oferece suco de laranja natural, você vai ver escrito “Fresh-Squeezed OJ” mas no geral, é aquele industrializado, não apenas de laranja, mas de qualquer outra fruta.

BEBIDAS BRASILEIRAS QUE VOCÊ DIFICILMENTE VAI ENCONTRAR NOS EUA (Salvo em regiões muito povoada por brasileiros, como na Flórida, Boston e New Jersey por exemplo).

  • Guaraná: Acho que esta aqui vocês já imaginavam né? Bem brasileiro, aliás! Em algumas cidades grandes como Chicago e Nova Iorque, é bem provável que você encontre um restaurante ou mercado brasileiro que venda essas coisas mas em restaurante, ouso dizer que é impossível.
  • Café com leite “brasileiro”: O mais próximo aqui seria o que eles chamam de “Latte” que é um “shot” de café expresso e a atendente completa com leite quente. A priore parece ser a mesma coisa, mas acreditem, não é!)
  • Agua de Coco: Você até encontra água de coco nos mercados, mas gente eu nunca encontrei uma marca que tivesse algo parecido com o que temos no Brasil. Infelizmente a que tem aqui, é muito sem gosto!)
  • Caipirinha : Uma bebida tradicionalmente brasileira mas muito conhecida já no exterior. Mesmo com este fator é raro um “gringo” que saiba fazer tão bem essa nossa especialidade e quando você encontra, geralmente é brasileiro hehehe
  • Caldo de Cana: Hummm suco de garapa!!! E com pastel de feira ainda?!? (nossa, que vontade que deu agora kkkk). Outro item super brasileiro que não consta nos cardápios americanos. Enquanto a cana de açúcar é o que temos de mais abundante, o americano tem o milho!
  • Vitamina: Sabe aquele leite encorpado que sua mãe batia com beterraba, mamão, cenoura e abacate porque “era pra manter o sangue vermelhinho / porque faz bem pros olhos e pra pele, pro intestino, pros cílios, etc etc? kkk Ou aquela aquela que você fez semana passada no café da manhã? Não é nada comum ter isso nos EUA. Vitamina pra eles é A, B, C, D, K e assim vai. E não, geralmente eles não tem frutas frescas para bater com leite pra você. É tudo mais ou menos industrializado e pronto para ir pro forno / fogão.

Ufa! Chegamos ao fim do post. Procurei detalhar bastante pra vocês e deixar bem informativo. Espero que tenham gostado e caso exista alguma bebida típica que eu não tenha mencionado aqui, por favor deixem nos comentários para eu atualizar aqui ok? Afinal, estamos sempre vivendo e aprendendo! Até mais! Xoxo

3 comments

Aproveite para ler também: